Procurar:
Trabalhista!!! Necessito de orientação!
nov
18
2014
Olá , bom dia. Gostaria que me tirassem uma dúvida. Trabalhei junto com o meu marido em uma empresa durante 3 meses sem carteira assinada. Ele era garçom e eu auxiliar de cozinha, eu como auxiliar trabalhei com eles e fui dispensada sem justa causa e não recebi nenhum dos meus direitos , já p meu marido trabalhou durante 6 meses , como garçom não recebia os 10% que eram cobrados dos clientes, ele trabalhava das 18:00 às 3:00 da amanhã , às vezes até mais que isso é sem horário de descanso. Ele não recebia aquele auxílio, porque nós temos filho , o adicional noturno também não rwcebia, nem horas extras. NADA! E meu marido simplesmente conversou com a patroa dele e disse que iria começar a procurar um trabalho que ganhasse mais , mas que não sairia dali, e no dia seguinte eles já estavam com a folha de demissão dele pronta. Isso em outubro. Depois que conversaram meu marido decidiu continuar na empresa e agora em novembro ele faltou 2 dias e o patrão dele deu a carta pra ele como se ele tivesse pedido as contas e levou ele b contabilidade para fazer a revisão. Na recisao ele não pagou nada nada nada e além do mais estava a data de saída dia 23/09 . E outra , o salário dele era 1500,00 mas na carteira estava 1180,00 , ele descontava na folha de pagamento 140,00 de fgts e não eatava depositando nada. E a recisao foi feita em cima de 1180,00 o que devemos fazer? Eu posso entrar com um processo e exigir meia direitos por ter trabalhado sem carteira e não ter recebido nada? E meu marido o que deve fazer?
Responda essa Pergunta
Top Advogados do Mês
Pontuação
Ganhe pontos ao fazer e responder perguntas!
Boa tarde Tayna Lola.
Vamos separar o seu caso e do seu marido.
Você precisa procurar um advogado trabalhista para que ele entre com uma Reclamação contra a empresa, na qual irá postular: (a) reconhecimento de vínculo empregatício e registro em CTPS, (b) recolhimentos previdenciários do período, (c) verbas rescisórias, (d) depósitos de FGTS, (e) outros direitos que ele entenda cabível ao analisar seu caso de uma forma mais criteriosa e pessoal. A falta de registro do contrato de trabalho em sua carteira não lhe retira seus direitos.
Seu marido também precisa procurar um advogado trabalhista para: (a) pedir a anotação do salário pago “por fora” em suas verbas contratuais, rescisórias e depósitos de FGTS, (b) horas extras e intervalo para refeição eventualmente realizados e não pagos, (c) adicional noturno, por trabalhar em horário considerado noturno (das 22h00m até às 05h00m), (d) depósitos de FGTS não realizados (aqui há um detalhe: o FGTS não é descontado do salário do empregado. Se o empregador descontou está errado e se não fez o depósito mais errado ainda. Mas veja se você não está confundindo a mera indicação do valor do FGTS a ser recolhido no holerite com o desconto), (e) reversão do pedido de demissão, para que o juiz reconheça que o desligamento da empresa se deu sem justa causa; (f) correção da data da dispensa, (g) salário família, (h) outros direitos que ele entenda que são cabíveis após conversar pessoalmente com o seu marido.
Boa sorte.