Tiraram minha funções pós licença-maternidade

dez

16

2015

Bom dia!

Gostaria de receber uma orientação sobre meu caso: trabalho em uma empresa a 5 anos, engravidei em agosto de 2014 e ganhei minha filha em maio de 2015. Durante a gravidez eu treinei e capacitei pessoas para exercer minhas funções. Eu trabalho no departamento de RH e tinha como funções: cuidar da folha de pagamento, compra de benefícios, entrevistas, admissões e demissões, entre outros. Quando saí de licença combinei com minha chefe de voltar após os 120 dias, sem pegar minhas férias (que já estavam vencidas). Depois que eu já tinha me programado para viajar em janeiro (que seria meu período de gozo) eles ligaram e mandaram eu pegar os 30 dias emendados na licença, sendo assim fiquei 5 meses ausente. Quando voltei disseram que minhas funções não seriam mais as mesmas provisoriamente. Fiquei um mês sem fazer nada, aguardando a minha superior falar comigo, mas ela todos os dias ficava ‘sem tempo’. Depois de 1 mês me disseram que no momento minha função seria descrever cargos e salários que a empresa não tem, depois eu reassumiria o que eu fazia anteriormente. Depois de mais um mês que fui até a sala da diretoria perguntar se eu ficarei na empresa, pois o clima está estranho e então ela me disse que a empresa teve que se reorganizar e que eu não vou reassumir mais nada, e que se eu não “der no coro” (palavras da diretora) em cargos e salários,não há mais o que eu fazer na empresa. Dias depois me tiraram da sala de RH com a desculpa que precisam de espaço livre na empresa, que a sala seria usada para outros fins e me colocaram pra sentar no setor de qualidade. Sinto-me desmotivada e ridicularizada, pois não tiveram clareza e sempre repetem que tudo está assim porque que a empresa teve que se reorganizar devido minha ausência e que a empresa não tinha o que fazer diante de uma funcionária que se ausenta por 5 meses. Além disso não fizeram nenhum comunicado interno e os funcionários sempre vem me procurar para tirar dúvidas de RH e eu tenho que ficar explicando que não cuido mais disso ou aquilo, que não tenho mais uma sala para atendê-los … fiquei sabendo por uma pessoa que faz auditorias, que os processos de RH estão sendo muito mais bem feitos, porque “a pessoa” (no caso eu) estava fazendo tudo meio largado, sem critério. Tenho como provar que nunca fiz nada sem critérios, tudo está dentro do que tem que ser. Sinto-me insignificante e desnecessária, mas não posso pedir demissão. Gostaria de saber se tem algo que eu possa fazer diante dessa situação, se isso caracteriza algum tipo de assédio moral e como devo proceder. Obrigada.

em: Trabalhista Perguntado por: [2 Grey Star Level]
Resposta #1

Prezada, boa tarde.
Este tipo de conduta por parte da empresa pode ser considerada base para o pedido de rescisão indireta, mas isso não é pacífico. Se você entrar com a ação e sair do emprego, mas não for reconhecido seu direito, será considerado um pedido de demissão. Caso tenha testemunhas de que a conduta da empresa é em razão do exercício de um direito seu, pode ainda ser caso para indenização por danos morais. Por se tratar de um caso que depende bastante do conhecimento sobre o pensamento do tribunal do seu Estado e das alegações corretas para ter chance de sucesso, sugerimos contratar um advogado para tratar da questão.
Atenciosamente
Leandro Reis
Consultoria e Assessoria Jurídica

Answers Respondido por: Leandro_Reis [Advogado Red Star Level] [6 Grey Star Level]
Resposta #
Se mesmo com os esclarecimentos acima sobre Tiraram minha funções pós licença-maternidade, ainda continua em dúvida, favor utilizar o campo de resposta abaixo para questionar melhores explicações, assim terá 90% maior chance de resposta.
Se procura um advogado específico para o caso concreto, recomendo acessar consultoria de escritorios de advocacia.

Responda essa Pergunta

Top Advogados do Mês

Pontuação

Ganhe pontos ao fazer e responder perguntas!

Grey Sta Levelr [1 - 25 Grey Star Level]
Green Star Level [26 - 50 Green Star Level]
Blue Star Level [51 - 500 Blue Star Level]
Orange Star Level [501 - 5000 Orange Star Level]
[Premium]
Red Star Level [Advogado Red Star Level]
Black Star Level Graduado Direito Black Star Level]