Procurar:
Sou obrigado a aceitar um cargo que não quero, quando me acho inapto?
jun
17
2016
Sou funcionário publico estadual, lotado na secretária da educação, trabalho em uma escola com o cargo de auxiliar de apoio escolar, tenho apenas o ensino médio de formação, a atual coordenadora financeira esta prestes a se aposentar, sou seu auxiliar na área, como ninguém quer assumir o cargo de coordenador financeiro da escola, o diretor está querendo que eu assuma essa responsabilidade, mas não quero pois me considero inapto, sem experiencia, sem conhecimento técnico para tal; a pergunta é: sou obrigado a aceitar? Tem alguma lei que me defenda dessa pressão? Me ajude por favor. Grato.
Resposta #
Se mesmo com os esclarecimentos acima sobre Sou obrigado a aceitar um cargo que não quero, quando me acho inapto?, ainda continua em dúvida, favor utilizar o campo de resposta abaixo para questionar melhores explicações, assim terá 90% maior chance de resposta. Se procura um advogado específico para o caso concreto, recomendo acessar consultoria de escritorios de advocacia.
Responda essa Pergunta
Top Advogados do Mês
Pontuação
Ganhe pontos ao fazer e responder perguntas!
[1 - 25 ]
[26 - 50 ]
[51 - 500 ]
[501 - 5000 ]
[Premium]
[Advogado ]
Graduado Direito ]
Olá caro visitante!
Obrigado por utilizar o Advogados Online.
Cargos de chefia, coordenação e direção são os chamados cargos de confiança, de livre nomeação e exoneração. São cargos especiais onde, na maioria das vezes, são escolhidas pessoas capazes e dotadas de conhecimentos de gestão e técnicos para a área que irão atuar.
Você não é obrigado a aceitar um cargo de chefia, muito menos qualquer outro cargo que lhe imponham. Para que haja a nomeação, a pessoa que foi indicada para a vaga (veja bem = indicada) deve manifestar seu interesse em assumir referido cargo.
Caso você esteja sendo pressionado a assumir tal função contra a sua própria vontade, esse ato do superior hierárquico pode ensejar assédio moral passível de indenização por danos morais sofridos.
Uma saída, não jurídica, é você conversar bem e delimitar bem, com o superior, quais as atribuições e tarefas que você terá, bem como quais os benefícios que isso irá lhe trazer. Caso opte realmente por não aceitar o cargo, o órgão não poderá te obrigar a isso.
Espero ter ajudado! Caso surjam mais dúvidas, não hesite em nos perguntar.