Procurar:
Reclamações de Vizinho Latido do meus cães
maio
2
2011
Por favor! Tenho três cães que ficam nos fundos de minha casa (apenas quando eu saio) e a casa de uma vizinha fica ao lado e bem nos fundos também. Em seis anos que moro aqui ninguém nunca havia reclamado sobre os meus cães, mas esta senhora que se mudou há poucos meses já veio reclamar e ameaçar meus cães sobre os latidos deles quando eu saio de casa (entre 19h e 22h) aproximadamente)e dizendo que os outros vizinhos também se incomodam. Durante o dia eles não latem e à noite dormem comigo dentro de casa (portanto não fazem nenhum barulho de madrugada), apenas latem quando saio de casa. Eu disse para ela que eu não sabia o que fazer pois eles latem quando eu não estou em casa, e que eu iria ver o que poderia fazer. Porém ela começou a jogar muitas pedras em meus cães nesse horário, algumas até grandes, podendo machucá-los, além de agitar ainda mais eles.Toda noite que eu chego em casa o meu quintal está cheio de pedras. Aí ela deixou um bilhete dizendo que iria chamar a polícia. Eu tenho muito medo de ela jogar veneno ou machucar eles com as pedras ou algum outro objeto. O que acontece é que eles só latem (conforme esta senhora relata…) quando eu não estou, não tenho como corrigí-los, por não estar em casa, e não sei o que fazer.
Quais são os meus direitos diante desta situação? O que eu posso fazer? E o que ela realmente pode fazer contra mim?
Obrigado!
Responda essa Pergunta
Top Advogados do Mês
Pontuação
Ganhe pontos ao fazer e responder perguntas!
Uma vez que Vsa. vizinha a processe, então coloca em risco as chances de perder a guarda de Vsos. animais. Ainda que latam durante pouco tempo, porém de forma intermitente em sua ausência, é suficiente para o magistrado prestar correção em Vso. caso, por direito constitucional ao sossego que tal vizinha possui.
Entenda que existe responsabilidade objetiva pela posse de semoventes, e no momento que está ausente e os cachorros latindo, seria o mesmo que se estivesse em casa causando barulhos diversos, como som alto e outros barulhos.
Arremassar objetos em seu imóvel não subtrai o direito de Vsa. vizinha ao sossego, porém não restringe o Vso. contra atentados físicos e morais a pessoas e objetos no interior de sua casa. Cabe assim demandá-la judicialmente, porém se a mesma contratar advogado gabaritado, poderá reconvencionar e colocar sua posse dos animais em risco, como explicado acima.
Nesse caso, a melhor solução seria entrar em acordo com tal vizinha, a deixando pacífica sobre a situação, deixando uma pessoa no local em sua ausência e/ou adestrando os animais para que não latam nesse intervalo.
Uma vez que escolha uma atitude administrativa, deixe Vsa. vizinha em contato com os passos que estão sendo tomados.