RECEBIMENTO DE PENSÃO APÓS DIVÓRCIO

fev

14

2012

Minha tia fez o divórcio como é permitido agora, somente no cartório. Só um advogado foi envolvido (no caso, amigo do meu tio). Isto foi em novembro/11.
Meu tio é aposentado e, é desta aposentadoria que deveria sair o valor para conta da minha tia, aberta na CEF conforme orientação do advogado. Eles eram casados há quase 40 anos. Ela sempre foi dona-de-casa e tem 66 anos. Como é uma pessoa muito simples e está bem abalada com o divórcio, ela não sabe qual o valor que irá receber, nem a partir de quando. Ou seja, ela não teve nenhuma orientação legal. Podem nos ajudar, por favor? Obrigada

em: Divórcio e Separação Perguntado por: [9 Grey Star Level]
Resposta #1

EU JÁ SOU PREMIUM. PAGUEI O VALOR DE R$ 5,00 ATRAVÉS DO PAGSEGURO.

ELES JÁ DERAM OK

E AGORA, QUEM VAI RESPONDER MINHAS PERGUNTAS?????

Answers Respondido por: Sonia Palacim [9 Grey Star Level]
Resposta #2

Deve esperar 5 dias úteis para que o site lhe promova premium, assim advogados lhe atenderão na ordem correta – vide: http://www.advogadoonline.net/escritorio-advocacia/

Answers Respondido por: Dr. Braga [Advogado Red Star Level] [463 Blue Star Level]
Resposta #3

O convívio por tanto tempo, somado ao acordo entre as partes do objetivo de cada um na relação, ainda que o trabalho do lar não seja, diretamente, remunerado, gera obrigatoriedade do ex-marido em suprir as necessidades da mulher. Vale ressaltar que essas necessidades não são as básicas, como no direito penal, e sim, tais como: (alimentação, evstuário, dentista, convênio médico, etc). O entendimento jurisprudencial é amplo, sendo que a mulher deve ter condições de fazer e ter a mesma qualidade de vida que tinha quando o ex-companheiro ainda era presente.
Porém existe uma ressalva, sendo que no momento do julgamento, o magistrado deverá arbitrar um valor se as partes não chegarem em um acordo, esse número condiz com um binômio: (necessidade Vs. possibilidade). Portanto se a mulher solicitar pensão, mas no fundo já receber de outras fontes lícitas e legítimas, condições de permanecer no mesmo estado do casamento, então o juiz julga improcedente, o pedido de ação de alimentos. Mesmo ocorre, se o ex-marido, não tiver condições econômicas de pagar tal valor para ex-mulher.
No fim, uma vez arbitrado o valor, caso haja inadimplência em seu pagamento, os efeitos são conhecidos como restrição da liberdade para o réu. (prisão civil).

Answers Respondido por: Dr. Torres [Advogado Red Star Level] [1134 Orange Star Level]
Resposta #
Se mesmo com os esclarecimentos acima sobre RECEBIMENTO DE PENSÃO APÓS DIVÓRCIO, ainda continua em dúvida, favor utilizar o campo de resposta abaixo para questionar melhores explicações, assim terá 90% maior chance de resposta.
Se procura um advogado específico para o caso concreto, recomendo acessar consultoria de escritorios de advocacia.

Responda essa Pergunta

Top Advogados do Mês

Pontuação

Ganhe pontos ao fazer e responder perguntas!

Grey Sta Levelr [1 - 25 Grey Star Level]
Green Star Level [26 - 50 Green Star Level]
Blue Star Level [51 - 500 Blue Star Level]
Orange Star Level [501 - 5000 Orange Star Level]
[Premium]
Red Star Level [Advogado Red Star Level]
Black Star Level Graduado Direito Black Star Level]