Quais meu direitos se decido pedir o divórcio no Brasil?

jul

16

2011

Tenho 50 anos, sou brasileira, me casei por amor com um cidadao americano há 1 ano e dois meses, no Estado de Washington. Eu era residente na Espanha e já perdi minha residência lá. Fui para os USA com o visto K-1 Fiancée. Eu estou no Brasil desde 21 de junho, pois vim acompanhar minha filha no seu primeiro parto e com passagem de volta para o dia 19 de agosto. Eu vim de férias por 2 meses e só trouxe uma mala. No dia seguinte à minha chegada eu recebi um email do meu marido para que eu nao retornasse aos USA porque ele nao quer mais ficar casado comigo, que ele me enviará meus pertences pelo correio e $500 mensais durante 6 meses porque seguramente perderá seu emprego em breve. Ele vendeu tudo que tínhamos e entregou a casa sem me perguntar absolutamente nada. Ele nao atende minhas ligaçoes. Disse por email que nao está mais na cidade, que só terá uma caixa postal e que eu me contente com o que ele escreve. Como disse que vai me enviar esse valor em dinheiro isso significa que ainda está empregado. Tenho como provar suas palavras através dos emails que ele responde. Se volto pros USA nao tenho mais onde morar e nao sei o que fazer: posso processá-lo daqui ou preciso voltar para lá já que meu Green Card é válido até 7/2012? Ele apresentou sinais de depressao e instabilidade emocional desde dezembro do ano passado. Entre os altos e baixos do seu humor, ele afirmava me amar, mas que nao sabia o que queria sobre o nosso casamento. Passava dias muito deprimido e ignorando-me em casa, mas eu pensava que era só uma forte depressao com as dificuldades iniciais de viver com uma pessoa estrangeira. Pensei em regressar a Espanha tal o meu desespero com a situaçao estressante em que estávamos vivendo, mas o meu passaporte expirou e quando ficou pronto eu já nao podia voltar. Isso foi a gota d`agua. Ele nao se conformou e ficou furioso, dizendo que eu tinha que voltar, me acusando de que eu é que nao queria ir, que nao sabia o que fazer comigo.

Nos seus momentos de fúria ele deu murros nas paredes ou mesas, duas vezes ele pegou uma faca dizendo que o melhor era matá-lo porque ele se sentia péssimo com o que estava fazendo comigo. Depois se arrependia dizendo que estava muito nervoso, que me amava e círculo vicioso voltava de novo. Apesar de tudo nunca fui agredida fisicamente, mas nao sou a mesma emocionalmente desde 6 meses atrás. Eu fiquei doente e quando voltávamos da clinica onde fui fazer uma colonoscopia ele se referiu ao divórcio com toda frieza. Eu fiquei muito abalada porque somando ao perigo da possibilidade de um câncer, pela primeira vez ele falou desse assunto claramente. Mais uma vez conversamos e ele me enganou me fazendo pensar que tudo estava bem entre nós para eu ir viajar para o Brasil tranquilamente. Ainda no aeroporto combinamos uma viagem de férias para o ano que vem na Espanha e se despediu de mim apaixonadamente como se tudo estivesse bem.

Eu perdi a minha vida anterior na Espanha. Tudo o que eu tardei anos em conseguir lá, eu perdi: documentaçao e trabalho para poder ir para os USA me casar com ele. Fiz isso por amor e temo que quanto mais tempo passo aqui ele pode alegar que eu o abandonei e que fugi dos USA. Ele preparou tudo para que eu nao tenha como encontrá-lo, nem reclamar meus direitos. Eu nunca trabalhei aí por causa do idioma que eu nao domino e porque ele também nao quis que eu tivesse um subemprego. Eu estudei ingles no Bellevue College e ainda nao falo ou entendo ingles muito bem. Eu falo espanhol e portugues fluentemente.

Eu nao tenho dinheiro para mover um processo contra ele aqui no Brasil ou nos USA. Tenho meu Green Card há 10 meses(válido até setembro de 2012) e uma passagem de retorno para 19 de agosto. Eu poderia adiantar minha volta, mas eu nao tenho aonde ficar já que ele nao está no mesmo endereço. Nem me manter nos USA sem trabalhar.

Minha cunhada se recusou a me receber porque nao quer tomar partido apesar da atitude dele. Recebi um último email dele me ameaçando que se eu tenho dinheiro para voltar nao preciso mais do dinheiro dele, que ele nao me apoiará, pois preciso seguir minha vida sem ele.

Ele se acha no direito de decidir e destruir minha vida. Estou desesperada porque ele me escreve todas esses disparates, mas nao fala quando vai se divorciar já que nao quer mais seguir casado comigo. Em março, ele insistiu que eu fizesse um seguro de vida no valor de $100.000 em que ele é o beneficiário. Segundo a seguradora esse era o procedimento até que a apólice fosse aprovada. Quando recebi a confirmaçao da apólice pedi a ele que solicitasse a alteraçao na seguradora. Eles enviaram por correio e eu fiz a alteraçao porque quis incluir meus filhos, mas dei a carta a ele para colocá-la no correio. Nao sei se ele a enviou e isso me preocupa. A sorte é que eu trouxe o nº da apolice comigo e espero contato da seguradora.Por favor, preciso de uma orientaçao jurídica urgente, pois ele cortou todas as minhas possiblidades. Penso em voltar aos USA, mas nao tenho ajuda de ninguém aí que pudesse me acolher. As poucas pessoas que conheci na familia dele ou amigos no College nao querem se envolver. Tenho uma amiga nos USA que sabe do transtorno psicológico que sufri, mas nao creio que ela queria depor ao meu favor. Estou desorientada. Obrigada!

em: Divórcio e Separação Perguntado por: [6 Grey Star Level]
Atendimento Especializado
Ainda não há respostas para essa pergunta, enquanto isso pode-se tornar um usuário premium para atendimento especializado. Saiba mais em escritórios de advocacia online.

Responda essa Pergunta

Top Advogados do Mês

Pontuação

Ganhe pontos ao fazer e responder perguntas!

Grey Sta Levelr [1 - 25 Grey Star Level]
Green Star Level [26 - 50 Green Star Level]
Blue Star Level [51 - 500 Blue Star Level]
Orange Star Level [501 - 5000 Orange Star Level]
[Premium]
Red Star Level [Advogado Red Star Level]
Black Star Level Graduado Direito Black Star Level]