Procurar:
Periculosidade e adicional noturno
abr
9
2016
a empresa onde trabalho começou pagar periculosidade de 30% em dezembro de 2015, e informaram que estão pagando os 20% atrasados de dois anos, pois antes pagavam só 10%, mas analizando meu contra cheque não é o que parece. meu salario base é 1069, gostaria de saber quanto seria minha periculosidade por direito, pois onde diz adicional de periculosidade está o valor de 167,00.
Resposta #
Se mesmo com os esclarecimentos acima sobre Periculosidade e adicional noturno, ainda continua em dúvida, favor utilizar o campo de resposta abaixo para questionar melhores explicações, assim terá 90% maior chance de resposta. Se procura um advogado específico para o caso concreto, recomendo acessar consultoria de escritorios de advocacia.
Responda essa Pergunta
Top Advogados do Mês
Pontuação
Ganhe pontos ao fazer e responder perguntas!
[1 - 25 ]
[26 - 50 ]
[51 - 500 ]
[501 - 5000 ]
[Premium]
[Advogado ]
Graduado Direito ]
Bom dia, você deve se atentar ao seu trabalho, o que você faz para ver se realmente se enquadra na questão de periculosidade, pois como você não informou na pergunta não tenho como dizer se realmente se enquadra. Porém partindo do pressuposto que você realmente faz jus a este benefício legal por se enquadrar em um dos itens da descrição do art. 193 da CLT (I – inflamáveis, explosivos ou energia elétrica; II – roubos ou outras espécies de violência física nas atividades profissionais de segurança pessoal ou patrimonial.), dessa forma se sua atividade se classifica como periculosidade o adicional devido desde o início do contrato de trabalho é de 30% (“CLT art.193 § 1º – O trabalho em condições de periculosidade assegura ao empregado um adicional de 30% (trinta por cento) sobre o salário sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participações nos lucros da empresa”), sendo assim se a empresa lhe pagou como 10% o valor foi pago errado, pois como lhe expliquei, o valor correto de periculosidade é de 30% do salário. O pagamento de 10% refere-se a outra modalidade, qual seja, insalubridade em grau leve. Verifique sua atividade trabalhista, o nome referente ao desconto em seu contracheques e se ainda estiver em dúvida, pode perguntar novamente.