Procurar:
Pensão alimenticia e suas demandas
nov
10
2015
Olá! Gostaria de saber como funciona a lei de pensão alimentícia. Tenho um filho de 5 anos e o pai esta se negando a pagar 25% do do seu salário para o filho. O filho mara comigo e estou trabalhando, mais ganho muito menos que ele, e gostaria que meu filho não tivesse uma baixa no padrão de vida.
Obrigada!
Resposta #
Se mesmo com os esclarecimentos acima sobre Pensão alimenticia e suas demandas, ainda continua em dúvida, favor utilizar o campo de resposta abaixo para questionar melhores explicações, assim terá 90% maior chance de resposta. Se procura um advogado específico para o caso concreto, recomendo acessar consultoria de escritorios de advocacia.
Responda essa Pergunta
Top Advogados do Mês
Pontuação
Ganhe pontos ao fazer e responder perguntas!
[1 - 25 ]
[26 - 50 ]
[51 - 500 ]
[501 - 5000 ]
[Premium]
[Advogado ]
Graduado Direito ]
Srª Marta!
O direito e o dever de pagar alimentos decorre da legislação civil (Código Civil vigente). O valor dos alimentos ou é acordada entre os pais, ou é fixada pelo juiz, que fundamenta no binômio necessidade x possibilidade. Não tão recentemente há entendimento de que é, na verdade, um trinômio: necessidade x possibilidade, acrescida da proporcionalidade. Provada a necessidade do alimentando e a possibilidade do alimentante, o valor dos alimentos poderá ser revisto, se assim pretender, mediante ação própria (revisional de alimentos). Não há uma regra que os alimentos devam corresponder a percentuais sobre os rendimentos do alimentante, mas sim aos pressupostos do binômio (ou trinômio) já referido. Saudações.