Procurar:
Exclusividade de vendas do corretor
jul
6
2015
Bom dia,
Tenho um imóvel, procurei uma imobiliária, o corretor pediu para eu assinar exclusividade de vendas.
Em uma negociação eu estava vendendo a 310.000 e o comprador tinha só 285.000. A corretora perguntou e a minha comissão de 6%, eu disse posso abaixar a casa para 285.000 e pago sua comissão, mas somente 10.000 de tanto ela insistir eu combinei de pagar 15.000 de comissão.
Ela disse que foi até a imobiliária, conversou com o dono e estava tudo certo pediu para eu assinar o termo de proposta(285.000 a vista) e pediu o número da matricula para colocar no contrato. E assim ficou combinado de eu ir assinar o contrato de compra e venda na quarta e logo após ela encaminharia ao cartório para fazer a documentação.
Acontece que hoje ela me ligou dizendo que ainda não falou nada com o dono da imobiliária e quer mais 2.000 de comissão e disse que não pode ser menos que 6% e se eu quiser nota fiscal fica mais 1.000.
Eu fiquei revoltado, tirei 40.000 no valor e ela não pode tirar 2.000.
Minha dúvida é….
Posso ir até a imobiliária e fazer o cancelamento da exclusividade de venda? Se eles não quiserem me dar o que eu faço?
Se acontecer de eu vender a casa para o mesmo comprador depois de ter retirado a exclusividade de vendas, corro algum risco de ser processado. Porque o comprador voltou em casa depois que a corretora começou a pedir a ele um valor acima dos 285.000 que ele havia combinado de pagar e me disse: se ela não quiser os 15.000 de comissão volto aqui e compro a casa de você sem intermédio do corretor.
Responda essa Pergunta
Top Advogados do Mês
Pontuação
Ganhe pontos ao fazer e responder perguntas!
prezado, a corretagem deve ser paga somente ao final, caso ela insista em exigir pagamento por nota, ajuíze uma ação criminal e civel face ela por tentativa de elisão fiscal.
Nunca mais vai te esquecer.
Thiago Alberto N. Policaro
Advogado – OAB/SP 350.913
E-mail:[email protected]