Procurar:
Domínio de Marca Registrada Vs. Marcas e Patentes INPI
nov
29
2011
Acabei de ler uma matéria no link http://www.codigodefesaconsumidor.com.br/dominio-de-marca-registrada-vs-marcas-e-patentes-inpi/ sobre Domínio de Marca Registrada Vs. Marcas e Patentes INPI , e me encontro em situação muito parecida, pois tenho um site de um determinado produto criado em 2008 e agora uma pessoa com o domínio muuuuito parecido criou um site só com a página inicial online, o restante tudo está offline, até entrei em contato com essa pessoa dona desse domínio que foi comprado em 2005 antes do meu que foi em 2008, e ele quer vender por valor muito alto, então pergunto, se o site dele não tem nada ele só está com ele pra tentar me vender e ainda assim está me prejudicando pois vários clientes entram errado nesse site achando que é o meu e acham que o site está offline, então se eu comprar a marca no INPI é garantido desse domínio ser transferido pra mim? Lembrando que já paguei pra ser membro premium, e estou interessado em adquirir acessoria nesse caso e também se possível nos falar por telefone para que eu possa explicar e mostrar os nomes ao qual não citei aqui por motivos óbvios. Fico no aguardo. Obrigado
Responda essa Pergunta
Top Advogados do Mês
Pontuação
Ganhe pontos ao fazer e responder perguntas!
Registrar Vsa. marca no INPI não irá lhe garantir a plena satisfação jurisdicional mas certamente lhe dará maior prestígio frente ao pleito e à fundamentação de boa-fé.
O princípio da “anterioridade” é muito valioso nesses casos, e infelizmente lhe desfavorece, salvo se tiver fontes probatórias que Vsa. atividade comercial já era desenvolvida antes do registro de domínio dessa “pessoa”.
De qualquer forma, os recentes julgados sobre o tema, visa coibir atividades maliciosas, as quais focam obter lucro de maneira imediata com a venda de domínios com preços exorbitantes. Antigamente a jurisdição não protegia, adequadamente, ao negócio virtual, então muitos foram os oportunistas que venderam domínios para empresas as quais, realmente, os queriam à longo prazo.
Destarte, uma vez que não há interesse desse “concorrente” em utilizar o domínio como atividade aprofundada de negócio à longo prazo, e possui fontes de negociações com interesse de venda do mesmo, além de muitos clientes se “atrapalharem” ao acessar Vso. site, se confundirem e até colocar em risco Vsa. identidade empresarial, creio serem grandes as chances de amparo jurisdicional.
Grande valia ao artigo desenvolvido pelo colega Dr. Ricardo Braga, e interessante se encontrar um advogado que fundamente nessa linha de raciocíneo para patrocinar Vsa. causa.