Procurar:
Divisa com vizinho meia parede
out
9
2014
Olá. Sou de Minas. Me chamo Fábio. Meu vizinho usa a minha parede como anexo da residência dele, pois ele não construiu a parede dele de divisa. Todo barulho vem até meu domicilio. Já procurei o setor de pequenas causas do Fórum e disseram que eu teria que tirar fotos do local. Não entendi.Qual ramo da advocacia devo procurar ou como proceder diante do caso?
Resposta #
Se mesmo com os esclarecimentos acima sobre Divisa com vizinho meia parede, ainda continua em dúvida, favor utilizar o campo de resposta abaixo para questionar melhores explicações, assim terá 90% maior chance de resposta. Se procura um advogado específico para o caso concreto, recomendo acessar consultoria de escritorios de advocacia.
Responda essa Pergunta
Top Advogados do Mês
Pontuação
Ganhe pontos ao fazer e responder perguntas!
[1 - 25 ]
[26 - 50 ]
[51 - 500 ]
[501 - 5000 ]
[Premium]
[Advogado ]
Graduado Direito ]
Boa noite,
Essa questão deve ser respondida com base no código civil.
São regras que limitam o direito de propriedade a fim de evitar conflitos entre proprietários de prédios contíguos, respeitando, assim, o convívio social. Constituem obrigações propter rem (que acompanham a coisa).
Prevê o art. 1.277 do Código Civil que “o proprietário ou o possuidor de um prédio tem o direito de fazer cessar as interferências prejudiciais à segurança, ao sossego e à saúde dos que o habitam, provocadas pela utilização de propriedade vizinha”.
Os atos prejudiciais à propriedade podem ser ilegais, quando configurar ato ilícito; abusivos, aqueles que causam incômodo ao vizinho, mas estão nos limites da propriedade (barulho excessivo, por exemplo); lesivos, que causam dano ao vizinho, porém não decorre de uso anormal da propriedade (indústria cuja fuligem polui o ambiente, por exemplo).
Pois bem, há possibilidade de entrar com um processo requerendo que seu vizinho cesse com o barulho ou que coloque proteção acústica que diminua o problema.
Espero ter ajudado em seu questionamento e fico à disposição.
Att.
Vanessa
[email protected]