Procurar:
Descontos de vale transporte e refeição na licenca maternidade
ago
9
2016
Sai de licenca a maternidade 6 meses e quando voltei,peguei meus holerites e descobri que havia descontado vale transporte, refeição e todos os outros descontos normalmente,quando fui questionar no rh da empresa a responsavel me chamou em particular e disse que havia esquecido de mandar a extensão da licença para a central e porisso estava arrumando meu ponto manualmente como se eu ja estivesse trabalhando a dois meses,eu quero muito ser mandada embora ja pedi mas não mandam de geito nenhum,tenho 7 anos de empresa e não quero pedir as contas,minha duvida e:
Cabe um processo nesse caso de mesmo afastada estarem batendo meu ponto? Eu poderia entrar com um pedido de rescisão indireta?Po favor me ajudem??
Responda essa Pergunta
Top Advogados do Mês
Pontuação
Ganhe pontos ao fazer e responder perguntas!
A falta ao trabalho, mesmo que seja justificada, pode acarretar o desconto do vale-transporte, pois o vale transporte é destinado para o deslocamento do trabalhador de casa para o trabalho e vice-versa, logo se ele não foi trabalhar, não fará jus ao benefício.
A Lei n 7.418/85, garante que deve ser entregue ao empregado a quantidade de vales-transportes necessários para assegurar o deslocamento do trabalho para casa e da casa para o trabalho. Sendo assim no caso licença-maternidade a empregada não tem direito ao recebimento do vale-transporte, pois se trata de benefício que não pode ser utilizado para outra finalidade senão a do deslocamento residência-trabalho e vice-versa. No caso da alimentação em se tratando de vale-refeição, quando este é fruto da empresas inscritas no PAT – Programa de Alimentação ao Trabalhador, ou seja, não possui não tem natureza salarial não se incorporando ao salário sobre este não incidirá FGTS e nem INSS e no caso de afastamento do trabalho por motivo de licença-maternidade, a legislação é omissa, mas, tem sido admitida a manutenção do benefício vale-refeição/cesta básica por vontade do empregador. Quanto a licença maternidade com extensão não enviada, isso poderá sim ser motivo de rescisão indireta do contrato de trabalho, procure um advogado para assegurar seu direito.