Procurar:
Declaração de união estavel
jul
15
2011
Fiz uma declaração de união estável em 2002 para fazer uma viagem e poder incluir meu namorado como meu dependente. Depois não desfiz. Hoje vou me casar em janeiro e quero saber o que pode ocorrer se eu não desfizer isso. Nem sei mas do rapaz com quem fiz a declaração, faz muito tempo. Isso pode me prejudicar de alguma forma.
Resposta #
Se mesmo com os esclarecimentos acima sobre Declaração de união estavel, ainda continua em dúvida, favor utilizar o campo de resposta abaixo para questionar melhores explicações, assim terá 90% maior chance de resposta. Se procura um advogado específico para o caso concreto, recomendo acessar consultoria de escritorios de advocacia.
Responda essa Pergunta
Top Advogados do Mês
Pontuação
Ganhe pontos ao fazer e responder perguntas!
[1 - 25 ]
[26 - 50 ]
[51 - 500 ]
[501 - 5000 ]
[Premium]
[Advogado ]
Graduado Direito ]
Essa causa é complexa e pode lhe complicar caso o antigo companheiro descubra da nova relação e entenda ter direitos reais sobre bens, etc.
Primeiramente deve-se analisar o contrato de união estável e averiguar se há menção às formas de dissolução dessa união, tacitamente, por abandono ou outra situação que ocorrera na realidade dos fatos.
Caso seja arguido em juizo que tenha feito a declaração apenas para beneficiar o companheiro, ganhando vantagem ilegitima contra terceiro, poderá lhe complicar nos ambito civil e penal.
Aconselho localizar o antigo companheiro e dissolver o contrato ora realizado, consensualmente. Se negado, ingressar com ação de Dissolução da União Estável.
Não recomendaria em hipotese alguma, contrair matrimonio sem seguir os passos citados, já que desde o momento que realizou a declaração, existem diversos efeitos ainda existentes ainda que não aludidos no contrato de união, uma vez que o Novo Direito Civil a equipara ao casamento com comunhão parcial de bens.