Procurar:
Aplicação de vacinação errada
ago
1
2011
No dia 04 de fevereiro de 2011, levei meus bebes gêmeos de 4 meses de idade ao Posto de Saúde para tomarem as vacinas contra Meningite e Pneumonia, porém a enfermeira responsável pela vacinação no dia, que atende pelo o nome de Rose, aplicou erroneamente as vacinas contra Rotavírus e Poliomielite, ambas já aplicadas a 1ºª dose no dia 20 de janeiro.
Ao constatar o erro a enfermeira comunicou a secretaria de saúde para saber que medidas adotar e a mesma ao retornar a sala de vacinação, disse-nos que era somente necessário marcar uma consulta com o pediatra na semana seguinte (08/02/2011), além de nos dizer não ter sido nada de grave a aplicação errada das vacinas.
Após este ocorrido meus bebes apresentaram por inúmeras vezes febres altas, diarréia, vômitos, assaduras de nível bastante avançado, além de apresentarem-se bastante irritadiços, chorosos com falte de apetite e insônia.
Tivemos apenas três consultas para o acompanhamento do caso com o pediatra, que se quer solicitou exames para saber a quantidade de vírus nocivos à saúde de meus filhos que se encontrava em seus organismos, somente nos receitou um antitémico manipulado (pago por nós) e para que observássemos.
Durante este período, tive inúmeros transtornos, financeiros, psicológicos e uma grande reviravolta na minha rotina, pois, sou separada e além dos gêmeos tenho mais um filho de quatro anos, além de estar atualmente fora do mercado de trabalho, o que implica grande dificuldade de locomoção fora de datas programadas, gasto com táxi, pois é extremamente inviável a saída com três crianças pequenas sozinha de transporte público, incômodos noturnos aos meus vizinhos para levar-nos ao Pronto Socorro devido ao quadro apresentado acima além é claro da constante preocupação com a saúde meus filhos que nasceram prematuros e abaixo do peso, e que encontravam-se ainda nessas condições na data do ocorrido.
Vale aqui ressaltar que devido a este erro meus filhos ainda não tiveram o calendário de vacinação normalizado para a idade deles o que os expõem a doenças extremamente graves e que deveriam encontrar-se imunizados por vacinas.
O mais cômico de toda esta ‘palhaçada’ é que após o ocorrido, enviei inúmeros e-mails para a secretaria de saúde através do site da prefeitura em link específico a secretaria em questão e a secretária de saúde do município, diz não ter sido comunicada do fato ocorrido até o momento do registro do Boletim de Ocorrência, onde o delegado entrou em contato com a mesma para esclarecimentos.
Após o B.O., a enfermeira fora afastada temporariamente (pois já se encontra atuando novamente na vacinação do posto de saúde) e as consultas com exceção da 1ª só ocorreram porque fui atrás para conseguir a vaga.
O mais triste e revoltante de tudo isso é ouvir frases do tipo ‘…Ah, mais não é grave não, grave é quando leva a óbito, e essas vacinas não levarão…”Ou ainda nos deparar com sorrisos irônicos e olhares sarcásticos da enfermeira todas as vezes que vamos ao Posto de Saúde”.
Agora me pergunto, em quem confiar neste município onde vacinação errada não é considerada grave, onde situações como a minha é tida como um incômodo à secretaria e não prioridade?
Difícil responder não é?
Espero medidas administrativas decentes e viáveis e procurarei medidas judiciais cabíveis ao meu caso.
Revoltosamente
Joana Flávia de Sousa Nascimento.
Atendimento Especializado
Ainda não há respostas para essa pergunta, enquanto isso pode-se tornar um usuário premium para atendimento especializado. Saiba mais em escritórios de advocacia online.Responda essa Pergunta
Top Advogados do Mês
Pontuação
Ganhe pontos ao fazer e responder perguntas!