Vendedor com salário + comissão

maio

15

2015

Boa noite, Estava trabalhando em uma loja onde eu recebia o salário do comércio, ou comissão. Sendo que quando entrei seria salário + comissão, e no meu contrato de trabalho diz que meu salário será de 815,00 apenas, não consta nada de comissão. O que acontece, trabalhava como vendedora projetista, e certo dia fiz um projeto e vendi, mas não recebi a comissão pois eles alegaram que não tiveram lucros. Seguidamente, meu colega iniciou um projeto, mas o dono pediu para que eu atendesse e vendesse o projeto, e assim o fiz, foram três dias cansativos, pois eles chegavam as 18:00 e saiam umas 21:00, fora as medidas que eu revisei, ou projeto que alterei, fiz imagens, enfim finalizei tudo, e no fim das contas ele não quero a me pagar a comissão, inclusive me mandou um e-mail onde dizia que eu não merecia receber a comissão. Não abri mão da comissão, e pelo clima criado dentro da loja, disse que ele me pagasse metade no contra cheque e o restante por fora, e deste dinheiro tirei 1100 reais e dei para meu colega que fez a primeira parte do projeto. Acontece que além de tudo isso, ele assinou minha carteira dois meses depois que já estava na loja. Depois disso ouvi dos meus colegas que ele falava de mim, como por exemplo ela recebeu uma boa comissão pra isso, ela devia estar aqui pra ver como é dificil captar cliente pra perder tão facilmente, referindo-se a outro cliente que perdi a venda. Mas por fim, ele resolveu baixar as comissões, e pediu para que eu assinasse, disse que iria pensar e respondia, acabou que falei pra ele que não ficaria por que ele havia baixado muito a comissão e teria que vender 90000 pra ganhar 5%. Acabou que ele me dispensou. Devido ele não ter terminado de me pagar corretamente, uma comissão de um projeto que fiz pra ele como freelancer, alegando que descontou três painéis que eu pedi a mais em um projeto(que o cliente pagou), comecei a ter dúvidas a respeito dos meus direitos trabalhistas.
Posso entrar na justiça, já que ele não me pagou comissão do projeto, não assinou minha carteira desde que entrei? Esse constrangimento dele ficar falando de mim para meus colegas, e de me mandar um e-mail que me fez sentir desvalorizada já que fiquei três noites alterando projeto com os clientes para vender, me deixaram totalmente mudada, não conseguiu nem entrar na loja, sem falar que ele passou a passar projetos quase certos de fechar apenas para um outro colega, o qual ele paga apenas salário. Há algo que eu possa fazer, para que ele aprenda tratar bem seus funcionários, e principalmente cumprir corretamente seus deveres trabalhistas? Posso cobrar o que ele não me pagou?

em: Trabalhista Perguntado por: [3 Grey Star Level]
Atendimento Especializado
Ainda não há respostas para essa pergunta, enquanto isso pode-se tornar um usuário premium para atendimento especializado. Saiba mais em escritórios de advocacia online.

Responda essa Pergunta

Top Advogados do Mês

Pontuação

Ganhe pontos ao fazer e responder perguntas!

Grey Sta Levelr [1 - 25 Grey Star Level]
Green Star Level [26 - 50 Green Star Level]
Blue Star Level [51 - 500 Blue Star Level]
Orange Star Level [501 - 5000 Orange Star Level]
[Premium]
Red Star Level [Advogado Red Star Level]
Black Star Level Graduado Direito Black Star Level]