Procurar:
Doei sangue e a supevisora disse que eu levaria falta
jan
21
2015
Na segunda-feira fiquei sabendo que teria uma ação para doação de sangue na minha empresa e decidi que iria, uma amiga minha me disse que eu ganharia uma folga (eu não sabia que ganharia uma folga, pesquisei na internet e tudo) até ai tudo bem. Ontem; (20/01/2014) eu fui até a empresa pela manhã, passei por todas as etapas, doei o sangue e quando fui pegar o atestado a moça disse que eu deveria voltar ao trabalho e eu perguntei a ela se ela não poderia colocar minha folga pro mesmo dia (ontem, 20/12) porque eu estava cansada e não teria condições de trabalhar e ela me disse que a minha supervisora iria combinar uma folga comigo outro dia. Cheguei em casa e mandei uma foto com o atestado e ela disse que eu teria que ir porque o atestado não me dava o dia. Mas nos direitos dos doadores de sangue diz que nós temos o direito de tirar o DIA e não fazer um \”arrumadinho\” pra que eu tirasse a folga no dia. Acabou que eu não fui e ela disse que eu levaria falta. Meu pai e uns amigos meus já doaram e disseram que tiraram o dia de folga. Gostaria de saber se eu estou certa ou errada, pois eu li sobre os direitos dos doadores de sangue e lá diz que é um direito nosso tirar o resto do dia folga. Obs: eu trabalho das 4:20h às 10:40h e fui doar sangue pelo horário da manhã. Gostaria que minha dúvida fosse esclarecida pois cada um fala uma coisa e eu não sei mais o que fazer.
Responda essa Pergunta
Top Advogados do Mês
Pontuação
Ganhe pontos ao fazer e responder perguntas!
Boa tarde!
Segundo a CLT, você tem direito a uma falta ao trabalho por ano para doação de sangue, desde que a doação seja comprovada.
No entanto, esta trata de uma medida de bom senso: O empregador poderá conceder a folga em data que não lhe traga prejuízos; ao mesmo tempo, você não estava bem neste dia e também não tinha condições de trabalhar. Como entregou a comprovação da doação, aliado a situação de que você não estava bem, o empregador não pode, em um primeiro momento, descontar de seu salário.
Deixo meu contato acaso necessário.
Atenciosamente,
Humberto Cardoso
[email protected]