Indenização por danos morais e materiais – trabalhista

fev

9

2012

Prezados Advogados do Site,
Boa tarde!
Participei de um processo seletivo da Outotec Tecnologia sediada aqui em Belo Horizonte – MG no mês de Agosto de 2011, cuja vaga foi anunciada no site Vagas.com. Neste processo estive na empresa por duas vezes antes de começar a trabalhar, fiz entrevistas tanto com a pessoa do RH que se chama Gláucia, como a pessoa que iria ser minha colega de trabalho e que se chama Rosângela, além de testes psicológicos.
Passada uma semana, fui selecionada para a vaga de Assistente Contábil, e a princípio eu ia cobrir a licença maternidade da Rosângela, que estava programada para sair de licença em Janeiro/2012. Após isso, conforme relatado pela Gláucia e pela própria Rosângela, eu iria continuar na empresa dando seguimento nas rotinas de contabilidade, pois eu iria ser apoio no Setor que era composto por apenas duas pessoas: A Rosângela Tavares e a Edna Magalhães.
No primeiro dia de trabalho, cheguei à portaria do prédio conhecido como prédio da Telemar e na entrada tem um forte esquema de segurança, portanto demorei em chegar à empresa que fica no quarto andar, pois tinha uma fila para se cadastrar e pegar cartão de acesso. Demorei então vinte minutos para chegar de fato na porta da empresa.
Comecei a trabalhar em treinamento com a Rosângela e de fato sentei-me ao lado dela, pois eu ainda não tinha meu computador para trabalhar. O estranho é que ela não me deixava tomar nota de nada. Ela mesma digitava o procedimento da rotina e onde encontrá-la no sistema operacional numa planilha que ela bolou. Ainda cheguei a falar para ela que eu gosto de anotar as coisas, pois é um meio que eu tenho para memorizar melhor, ela sempre dizia que era bobagem. Nos primeiros três dias fiquei praticamente sem fazer nada, sem computador sem login apenas observando a colega trabalhar. No quarto dia eu já tinha computador e login e comecei a trabalhar, porém eu tinha que recorrer muito a esta minha colega Rosângela, pois o sistema operacional deles é bem complicado para operar, muito detalhe, muita particularidade (Oracle) e, além disso, o Excel era em inglês e como não foi exigido de mim ter o inglês fluente, acabava recorrendo ao tradutor do Google para traduzir alguma coisa…
Na outra semana me colocaram para participar de treinamento da CIPA, o dia todo… No dia seguinte reunião com o TI para discutir aperfeiçoamento de sistema, e eu fui apesar de ter condições de dar alguma contribuição no assunto discutido, pois era recém chegada na empresa e não sabia nada sobre a rotina.

Na outra semana me colocaram para fazer curso de Excel, e isso foi à semana toda. Na semana seguinte, finalmente estava trabalhando, porém com muito tempo ocioso, pois as minhas duas colegas de trabalho não tinham tempo de parar para me explicar alguma coisa… Em um dia dessa semana, tive um problema em casa e cheguei um dia atrasada. A Edna veio chamar minha atenção e disse a ela que tinha tido problemas por isso me atrasei e neste dia nem cartão eu estava batendo. Pois comecei a bater cartão de ponto aproximadamente uns quinze dias depois de estar trabalhando. Não gostei de ela vir chamar minha atenção, pois tanto ela como a Rosângela me disseram que elas não tinham chefe e que elas eram minhas colegas de trabalho e que nós nos reportávamos diretamente para a Diretora Financeira, de quem não lembro o nome.
Quando me passavam alguma coisa pra fazer, era assim: eu sentava do lado da Rosângela para ver como ela fazia aonde ela buscava a informação, mas estranhamente ela não me deixava anotar nada, dizendo que estava preparando a planilha pra mim…
O mês acabou e era dia de fechamento, fiquei até as 20h00min horas nesse dia, porém como não tinha ainda autonomia para fazer nada e nem sabia direito aonde começar, fui embora, pois minhas colegas estavam ocupadas demais para me passar qualquer coisa e eu tinha compromisso agendado. No dia seguinte percebi que as minhas colegas não tinham gostado de eu ter ido embora, mas lembro-me que era uma quarta-feira e tinha compromisso depois do horário de trabalho.
Nos dias seguintes fui escalada para participar de um treinamento do sistema, mas não no módulo que eu iria trabalhar, era um treinamento, ou melhor, uma apresentação do módulo fiscal. Apesar de isso estar me incomodando, eu aceitei ir de bom grado, pois novatos em empresas não questionam…
Passados a semana deste treinamento, fiquei mais uma semana trabalhando, porém como insisto em dizer, as pessoas que trabalhavam comigo estavam tão atarefadas que não tinham tempo de me passar às atividades para fazer, e várias vezes dizia a Rosângela que eu estava ociosa e que era muito ruim ficar assim, tentava passar o tempo lendo a planilha que ela tinha preparado e conferindo o pouco que eu já tinha feito e mexendo no sistema operacional para descobrir por mim mesma como ele funcinava…
A empresa mantém convênio com escola de inglês que fica na Pampulha, lógico eu quis participar, fui a duas aulas, comprei apostila e tudo mais. Pois foi oferecido para mim assim que comecei as atividades na empresa.
Passados vinte e cinco dias que eu estava na empresa, nos quais mais da metade eu fiquei por conta de treinamentos, a pessoa do RH mais a pessoa que estava me treinando me chamaram na sala de reunião e me demitiram, alegando que eu não tinha motivação suficiente para exercer a função e que eu não era mais necessária…
Fiquei muito contrariada a ponto de chorar! Me senti um lixo ali naquele momento.Eu não tive tempo de absorver o trabalho que deveria ser executado, fiquei mais em treinamento do que trabalhando e a pessoa vira pra mim e disse que eu não tinha motivação?
Sinceramente, me senti humilhada, feito de palhaça. A Diretora Financeira que dizia ser minha imediata nestes vinte e poucos dias que fiquei na empresa nem se quer veio se apresentar ou me entrevistar ou mesmo me chamar para conversar, o que achei estranho e mal educado por parte dela, pois nas empresas de grande porte que trabalhei antes, sempre era entrevistada pelo o Gestor da área, como assim ela estava me mandando embora sem me conhecer? A outra colega que se chama Edna também nunca me passou nada pra fazer e raramente me dava bom dia.
Nossa fiquei muito contrariada a ponto de passar mal, mas fui para casa chorando, pois pra mim isso foi humilhante, qualquer pessoa que pegar minha Carteira de Trabalho, vai verificar que o mínimo que eu fiquei empregada numa empresa foram cinco meses, as demais experiências de trabalho que tenho em minha área ( pois trabalho em Contabilidade desde 1995), sempre foram longas: na primeira – Onze anos e oito meses, na segunda – dois anos e oito meses, na Terceira Um ano e um mês, na quarta – cinco meses, na quinta – onze meses… Portanto sempre fiz por onde ficar na empresa em que sou admitida, e eles vem e sujam a minha carteira com vinte dias? Além do momento, que fui muito constrangedor e triste para mim, além de ter a minha carteira queimada com esses vinte dias, perdi o direito ao seguro-desemprego da primeira empresa em que eu tinha saído, por causa destes vintes dias, perdi o prazo…
Portanto, gostaria de saber se nessa história toda cabe um pedido de indenização por danos morais e materiais, pois eles queimaram minha carteira de trabalho com estes vinte dias e eu até estou trabalhando novamente, porém omiti este fato no meu currículo, mas quem garante se o próximo empregador pedir a minha CTPS e vir esse registro lá e isso passar uma má impressão ao meu respeito, como se justifica um negócio desses?
De documentação tenho o registro da CTPS, a rescisão, o contracheque e, além disso, o e-mail de admissão, somente os fatos que relatei a vez e que seria necessário ouvir as pessoas envolvidas.
Desde já eu lhe agradeço a todos vocês antecipadamente e fico ansiosa por uma resposta, pois se for favorável vou requerer indenização sim.
Obrigada a todos os profissionais do site, abraços e desculpe-me pelos erros ortográficos que houverem, gramática não é o meu forte.
Alessany Peres – (31) 9372-0346

em: Trabalhista Perguntado por: [2 Grey Star Level]
Atendimento Especializado
Ainda não há respostas para essa pergunta, enquanto isso pode-se tornar um usuário premium para atendimento especializado. Saiba mais em escritórios de advocacia online.

Responda essa Pergunta

Top Advogados do Mês

Pontuação

Ganhe pontos ao fazer e responder perguntas!

Grey Sta Levelr [1 - 25 Grey Star Level]
Green Star Level [26 - 50 Green Star Level]
Blue Star Level [51 - 500 Blue Star Level]
Orange Star Level [501 - 5000 Orange Star Level]
[Premium]
Red Star Level [Advogado Red Star Level]
Black Star Level Graduado Direito Black Star Level]