Procurar:
Emprestei meu nome para meu ex-patrão quero sair sociedade da empresa
fev
3
2012
Trabalhava em uma pequena empresa cujo estava com problemas com impostos atrasados, meu patrão precisava abrir uma nova empresa e me pediu para emprestar o nome por pouco tempo e eu com medo de perder o emprego acabei emprestando. Agora deixei a empresa e o mesmo não quer tirar o meu nome da sociedade, a empresa esta cheia de débitos, pois meu ex-patrão é um enrolão. Tenho várias testemunhas que eu era apenas empregado. Gostaria de saber o que posso fazer para me livrar da sociedade dessa empresa (tenho 1% de cota)?
Resposta #
Se mesmo com os esclarecimentos acima sobre Emprestei meu nome para meu ex-patrão quero sair sociedade da empresa, ainda continua em dúvida, favor utilizar o campo de resposta abaixo para questionar melhores explicações, assim terá 90% maior chance de resposta. Se procura um advogado específico para o caso concreto, recomendo acessar consultoria de escritorios de advocacia.
Responda essa Pergunta
Top Advogados do Mês
Pontuação
Ganhe pontos ao fazer e responder perguntas!
[1 - 25 ]
[26 - 50 ]
[51 - 500 ]
[501 - 5000 ]
[Premium]
[Advogado ]
Graduado Direito ]
O caso é delicado, pois uma vez que possui maioridade civil, existe o entendimento contrário que teria entrado nessa sociedade para auferir lucro empresarial, com acordo societário.
Consensualmente, pode negar-se assinar quaisquer documentos da empresa, e visitar os bancos que empresa possui conta e retratar todo caso para o gerente da conta. Evita-se assim, que o sócio faça empréstimos nessa empresa, contra Vsa. vontade, além de prejudicar a relação do outro sócio com o Banco. Talvez assim “esse chefe” aceite em retirar Vso. nome da junta, passando responder por prazo legal como sócio-individual.
Pode esse “chefe” trocar Vso. nome por outra pessoa que aceite ingressar na atividade comercial, ou somente sua retirada, vide explicação acima.
Uma vez que possui testemunhas ao Vso. favor, poderá demandar o sócio por utilizar-se de artifícios ilícitos afim de conquistar Vsa. anuência, bem como não recebera prolabore, etc.
Cumpre salientar que todo esse esquema montado não prejudica Vso. acesso a direitos trabalhistas. Logo, recomendaria contratar advogado que iria pleitear por esses direitos e eventualmente, durante essa ação, oferecer proposta de retirar Vso. nome de uma das empresas em troca de um acordo comercial.
Enfim, caberá seu patrono analisar todos esses fatores e desenvolver a melhor estratégia jurídica para Vsa. defesa.