Procurar:
Pensão alimenticia e troca de sobrenome no certidão
jun
9
2011
Olá! Gostaria de saber como faço para pedir pensão para meu ex-marido, mas ele não aceitou o valor que proposeram para ele pagar, mas eu tenho 2 filhos com ele,somente um tem o sobrenome dele, pois o mesmo se negou a registrar o outro filho. como é o processo, pois na verdade seriam 2 processos- Pensão Alimentícia e Paternidade. PRECISO DE AJUDA, POIS TENHO MEDO DE FAZER ALGO ERRADO, ele já deve pensão a mais ou menos 8 anos para um outro filho de outro casamento. Me ajudem. Obrigada
Resposta #
Se mesmo com os esclarecimentos acima sobre Pensão alimenticia e troca de sobrenome no certidão, ainda continua em dúvida, favor utilizar o campo de resposta abaixo para questionar melhores explicações, assim terá 90% maior chance de resposta. Se procura um advogado específico para o caso concreto, recomendo acessar consultoria de escritorios de advocacia.
Responda essa Pergunta
Top Advogados do Mês
Pontuação
Ganhe pontos ao fazer e responder perguntas!
[1 - 25 ]
[26 - 50 ]
[51 - 500 ]
[501 - 5000 ]
[Premium]
[Advogado ]
Graduado Direito ]
Do que tem o sobrenome dele entre com uma AÇÃO DE PENSÃO ALIMENTÍCIA COM PEDIDO DE ANTECIPAÇÃO DE TUTELA. Se o juiz aceitar o pedido de antecipação de tutela, antes mesmo da audiência você já estará recebendo a pensão que pedir, tipo 20% dos rendimentos dele. Peça ao advogado para colocar a conta bancária a ser depositada, peça que seja descontado em folha, assim não terá como ele se furtar da obrigação. Caso o juiz não conceda a antecipação de tutela, ele marcará uma audiência e definirá a pensão para esse filho. Coisa rápida, pois para pensões a justiça é bem rápida.
No caso do outro filho, entre com uma AÇÃO DE INVESTIGAÇÃO DE PATERNIDADE COM PEDIDO DE ALIMENTOS. O juiz vai propor a ele assumir a paternidade amigavelmente e se ele não aceitar, farão o exame de DNA, confirmado a paternidade, o seu ex-marido terá de pagar pensão pra este filho também. Este processo demanda um pouco mais de tempo.
E sobre a pensão de outro filho que ele não paga há 8 anos, cabe à mãe deste filho ingressar na justiça com o pedido de EXECUÇÃO DE ALIMENTOS e se ele não pagar ele vai parar no xilindró, ou seja, vai pra cadeia e só sai de lá se pagar.