Procurar:
Pensão po Morte Benefício para Deficiente maior de 21 anos
out
21
2011
Bom dia
Por favor, me oriente.
Meu nome e Adalberto, tenho 32 anos, sou deficiente físico dês dos 25 anos. Moro com meus pais. No ano de 2005 tive um problema de saúde e precisei passar por cirurgia para retirada de um tumor na minha cabeça, infelizmente tive lesões cerebrais e fiquei com varias seqüelas e me aposentei por invalidez em 2006. Meu pai meu herói faleceu dia 27/09/11, ele era aposentado e deixou um beneficio que será passado pra minha mãe (Graças a Deus). Ele me ajudava muito financeiramente. Queria saber se no futuro (bem distante) quando minha mãe faltar eu possa receber esse beneficio? Hoje minha mãe vai continuar me ajudando e no futuro vou passar necessidade? O dinheiro do meu beneficio não da para pagar uma pessoa para cuidar de mim, plano de saude e divida pessoas, por isso conto com ajuda dos meus pais. O que faço? Aguardo resposta.
OBRIGADO.
Responda essa Pergunta
Top Advogados do Mês
Pontuação
Ganhe pontos ao fazer e responder perguntas!
Sem sabermos qual é esse benefício, fica dificil informar se há possibilidade de receber o mesmo na ausência de Vsa. mãe.
Caso o benefício seja pensão por morte, indico que procure a previdência para que já possa esse ser rateado entre Vsa. mãe e você, pois assim que essa falecer poderá invocar: “Havendo mais de um pensionista, a pensão por morte será rateada entre todos, em partes iguais. A parte daquele cujo direito à pensão cessar será revertida em favor dos demais dependentes.”
Entendo ter direito ao benefício de Pensão por Morte se:
– óbito tenha ocorrido enquanto o trabalhador tinha qualidade de segurado.
– sua incapacidade para o trabalho seja total e permanente; comprovado em exame médico-pericia.
– a invalidez é anterior à eventual causa de emancipação civil ou anterior à data em que completou 21 anos; ou seja, se invalidou-se aos 25 anos, deve comprovar que não possuia maioridade civil, que ainda necessitava de Vso. pai para cursar universidade, portanto ainda não era emancipado.
– a invalidez manteve-se de forma ininterrupta até o preenchimento de todos os requisitos de elegibilidade ao benefício.