Procurar:
Cobrança indevida. Como proceder
maio
26
2021
Prezados,
Meu nome é Vaneska, fui orientada a entrar em contato referente a uma cobrança que está sendo realizada pela instituição UniFG de forma indevida.
Fui aluna da instituição por cerca de um mês e meio no segundo semestre de 2019. Não me adaptei ao modelo de ensino e solicitei o desvinculo com a instituição.
O desvinculo só poderia acontecer se não houvesse nenhuma pendência financeira em aberto, (apenas para esclarecer os fatos). O vínculo com a instituição era referente ao curso de Gestão comercial no turno da noite da Unidade Boa Vista, mediante contrato de número 929699 como bolsista, mas a cobrança realizada está sob o contrato de número 2975631, documento que desconheço.
Após desfazer o vínculo com a instituição me matriculei para o mesmo curso em uma Universidade concorrente, a FAFIRE.
Atualmente meu nome consta no SPC/Serasa referente a boletos em aberto de 2020.2 na instituição UniFG, mas eu não realizei rematrícula, até porque eu já estava cursando em uma instituição concorrente e o título cobrado está com o número de contrato de serviço diferente ao contrato que eu havia realizado com a instituição.
Tentei entrar em contato pessoalmente com a UniFG Boa Vista, que foi onde passei o mês referente na instituição e não obtive atendimento. Me encaminharam para a unidade de Piedade, mesmo nunca tendo vínculo com tal unidade. Mesmo chegando a instituição UniFG de Piedade não consegui atendimento pelo setor financeiro, pois alegaram que todo atendimento teria que ser feito pelo WhatsApp. A conversa consta em anexo, mesmo não conseguindo resolver o problema diretamente.
Quando questiono a instituição pela divida em aberto ela alega que eu realizei rematrícula. Durante a minha visita a unidade Piedade descobri que não fui a única pessoa com este problema, pois o sistema da instituição teria aprovado várias rematrículas sem o aceite dos alunos.
Se eu não houvesse realizado o desvinculo com a faculdade o número de contrato seria o mesmo do que tenho em mãos e estariam me cobrando referente a 2020.1, pois o primeiro semestre do ano não poderia ter sumido;
Se eu houvesse realizado nova matrícula eles teriam o novo contrato em mãos e eles precisariam apresentar o contrato assinado por mim, pois tenho como provar que estava matriculada em outra instituição desde que finalizei minha matrícula com a UniFG;
Se eu estivesse realmente matriculada eu teria acesso ao portal do aluno da UniFG, fui realizar a tentativa em busca de respostas e não consta meu CPF como cadastro de aluno no portal da instituição UniFG.
Se houvesse dívida em aberto referente a 2019.2, período em que estive na instituição UniFG, eu não teria como finalizar minha matrícula com a mesma, e assim estaria cobrando referente a 2019.1( o que não é o caso).
Quando estive matriculada meu vínculo era com a unidade UniFG Boa Vista, nunca fui aluna da unidade UniFG Piedade e, mesmo assim, a cobrança em aberto consta com a unidade de Piedade.
Durante meu vínculo com a UNIFG fui aluna bolsista parcial na Unidade Boa Vista. O que diz o Termo de responsabilidade da política de Bolsas:
“ A bolsa sobre o valor nominal das mensalidades ora concedida será única e exclusivamente para o curso, campus e turno acima descritos, durante toda a sua duração.”
Segundo o termo de responsabilidade de bolsas não haveria a menor possibilidade de transferência de curso para uma unidade pois a bolsa tem validade apenas para a unidade de matrícula, desta forma, o vínculo com a unidade Piedade nenhuma possibilidade de transferência segundo os próprios termos da instituição.
Gostaria de saber como proceder. Desde já, grata pela atenção!
Responda essa Pergunta
Top Advogados do Mês
Pontuação
Ganhe pontos ao fazer e responder perguntas!
Boa Tarde, existem duas possibilidades, a cobrança do valor junto ao Procon, para que possa ocorre pelo menos uma proposta de acordo, sendo a melhor opção o acompanhamento de advogado(a), pois se a instituição comparecer vai levar um(a), ou se sendo o caso, por meio de uma ação no juizado especial, requerendo o ressarcimento em dobro por cobrança indevida, e a retirada do cadastro de inadimplente, do SPC/SERASA, seja na liminar, e caso o juízo na aceite, na sentença.
Nosso escritório pode lhe ajudar nesse caso, s e quiser, pode entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo whatsapp (81) 98402-3931.