Procurar:
Guarda após abandono da mãe!
abr
24
2019
Boa noite! A mãe de meu filho nos abandonou quando ele tinha 2 anos, hoje ele tem 9. Ela foi embora e nunca mais voltou, nem entrou em contato.
Como ela nunca apareceu, e eu sei que ela não tem interesse em tirá-lo de mim, eu não me preocupei com pedir a guarda dele só para mim!
A questão é que hoje meu filho foi contemplado com um benefício em dinheiro pago pela VALE, e ao dar entrada para que ele possa receber seu benefício, fui informado que só a mãe poderia dar entrada, ou que eu teria que comprovar a guarda por meio de declaração, mesmo eu tendo apresentado certidão de nascimento e declaração escolar!
Isso procede? Por ser pai, eu tenho algum direito a menos do que a mãe que abandonou e nunca deu importância? Ela nunca tendo prestado uma queixa ou reclamação e nem tenha entrado em briga que possa me tirar o direito de guarda?
Por que se para conseguir este benefício eu precise “mexer com quem tá quieto” eu nem vou tentar e meu filho ficará o que tem direito!
Se alguém puder me orientar se realmente após 7 anos ainda preciso provar guarda, e caso precise, se há como fazê-lo sem precisar entrar em contato com a mãe, pior que nem se eu quisesse teria como entrar em contato!
Responda essa Pergunta
Top Advogados do Mês
Pontuação
Ganhe pontos ao fazer e responder perguntas!
Bom Dia, não necessariamente alguém possui maiores direitos ou deveres sobre o outro, assim como não é comum esse tipo de procedimento, mas sempre que existe uma mudança de guarda, a pessoa possui a guarda provisória, ainda mais depende ou dependerá de com que a criança estava residindo. Não existe a necessidade de alteração de guarda, somente se a pessoa deseja, porém para efeitos jurídicos, mesmo sendo o pai ou mãe, avó ou avô, tio ou tia, ou qualquer outro parente, seria somente o responsável legal e judicialmente.
No caso a mudança de guarda só ocorre pela via judicial, devendo a outra parte se ouvida se deseja e concorda com a mudança ou não.
Se ainda tiver dúvidas, se quiser entrar em contato e para maiores esclarecimentos dessa situação, meu e-mail é [email protected] ou pelo whatsApp (81) 99278-7347.