Cabe uma rescisao indireta por motivo de CALUNIA?

fev

3

2017

Sou assistente de Departamento Pessoal de uma contabilidade.
Em setembro de 2015 fiz uma rescisão na qual haveria homologação do funcionario. Recebi em mãos a CTPS do funcionario para baixa e o certificado digital da empresa. Dei baixa na CTPS e a guardei dentro de um envelope junto com o certificado digital e deixei em cima da minha mesa.
Na semana seguinte na qual haveria a homologação, me dei conta de que o envelope havia sumido da minha mesa. comuniquei o Dono do escritorio (apesar de eu ser assistente, nao tenho supervisor e sou a unica responsavel pelo departamento) e imediatamento ele solicitou para todos os 9 funcionarios o socio (filho) pararem de trabalhar e procurarem o envelope. Procuramos em todos os arquivos, caixas e salas do escritório, mas ninguém encontrou. Continuamos procurando ate 1 dias antes da homologação, porem sem sucesso. Solicitei as filmagens do predio para verificar se alguem estranho havia entrado no escritorio, mas o sindico (advogado do escritorio) me negou a filmagem alegando que isso gerava um custo e que as filmagens são apagadas semanalmente.
O Dono do escritorio me chamoou para uma conversa, nela ele dizia que o sumisso dos documentos geraria um custo, tento em vista que deveria ser emitido um novo certificado digital e que o escritorio nao poderia assumir, uma vez que os documentos estavam sob minha responsabilidade. Entao acatei e assumi o meu \”erro\” de nao ter prestado atenção no sumisso.
Comuniquei ao funcionario, o qual nao aceitou a situação e me mandava mensagens diariamente ameçando entrar com processo contra o escritorio. Fiz um boletim de ocorrencia em meu nome declaração que perdi a documentação do funcionario. Durante aproximadamente 1 mes sofri pressoes psicologicas do funcionario, e da empresa que praticamente me falou: da seus pulos para nao prejudicar o funcionario pelo seu erro.
Aparecimento da Carteira: No dia 05/10/2015, chegando ao escritorio para trabalhar, olho para a minha mesa e vejo um CTPS jogada no chao, peguei para ver e incrivelmente, num paço de magica era a CTPS perdida.
Solicitei urgentemente as filmagens novamente e o chefe me respondeu: Desencana, vai para frente, graças a Deus o documento apareceu, Nós confiamos no seu trabalho.
E assim foi.
Resolvi nao ir adiante com o assunto para nao perder o emprego.
Em Janeiro de 2016 esqueci de enviar um imposto, no qual so fui perceber o esquecimento em setembro/2016 e gerou uma multa de R$ 12 mil reais. Hoje o dono de escritorio me propos para eu pagar 50% da multa e ele 50%.
Devo aceitar? Tendo em vista que os fatos ocorreram num espaço de 3 meses e ainda estava com o psicologico abalado e que o esquecimento do envio nao foi intencional?
Posso pedir uma rescisao indireta?
O que me orienta a fazer?
Agradeço.

em: Trabalhista Perguntado por: [3 Grey Star Level]
Atendimento Especializado
Ainda não há respostas para essa pergunta, enquanto isso pode-se tornar um usuário premium para atendimento especializado. Saiba mais em escritórios de advocacia online.

Responda essa Pergunta

Top Advogados do Mês

Pontuação

Ganhe pontos ao fazer e responder perguntas!

Grey Sta Levelr [1 - 25 Grey Star Level]
Green Star Level [26 - 50 Green Star Level]
Blue Star Level [51 - 500 Blue Star Level]
Orange Star Level [501 - 5000 Orange Star Level]
[Premium]
Red Star Level [Advogado Red Star Level]
Black Star Level Graduado Direito Black Star Level]