Procurar:
Cobrança de Serviços Financiamento Imobiliário
jan
27
2017
Entrei em contato com uma imobiliária para compra de um imóvel. Dei um sinal no valor de R$1000,00 (para reserva do imóvel) e a empresa prosseguiu com o processo para financiamento através do programa minha casa minha vida. Quando o contrato ficou pronto para ser assinado, por motivos pessoais, desisti de adquirir o imóvel. Agora, a imobiliária ou o construtor do empreendimento (não sei ao certo) querem me cobrar pelo honorário do corretor e despesas com despachante imobiliário. Eles podem fazer isso? (Ressalto que em nenhum momento eu pedi para que me devolvessem o dinheiro do sinal).
Resposta #
Se mesmo com os esclarecimentos acima sobre Cobrança de Serviços Financiamento Imobiliário, ainda continua em dúvida, favor utilizar o campo de resposta abaixo para questionar melhores explicações, assim terá 90% maior chance de resposta. Se procura um advogado específico para o caso concreto, recomendo acessar consultoria de escritorios de advocacia.
Responda essa Pergunta
Top Advogados do Mês
Pontuação
Ganhe pontos ao fazer e responder perguntas!
[1 - 25 ]
[26 - 50 ]
[51 - 500 ]
[501 - 5000 ]
[Premium]
[Advogado ]
Graduado Direito ]
Bom dia, marcosh.
Veja bem, quem deve arcar com essas cobranças não é voce, uma vez que voce não fez negocio com corretor nem com despachante imobiliário, e sim com a imobiliária. Ainda que essas cobranças estejam previstas no contrato, elas são indevidas com base no artigo 39, V, do código de defesa do consumidor. Alias, se voce chegou a fechar um contrato, talvez terá uma multa para voce pagar, mas é claro, ela deve estar prevista nesse contrato. No entanto, se nem contrato voce assinou, a imobiliária não pode lhe cobrar nada, e ainda deve lhe devolver a quantia gasta a titulo de sinal. Se ela não fizer isso, voce pode fazer uma reclamação no PROCON de seu município a fim de que, através do órgão administrativo, a imobiliária lhe devolva o dinheiro. Se ainda assim não obtiver êxito, voce deverá entrar com uma ação judicial contra ela. Para isso, basta procurar um advogado ou então ir ate o juizado especial.