Procurar:
Dúvidas sobre consórcio Volkswagen – Pagamentos indevidos
jan
25
2017
Bom dia!
Tenho algumas dúvidas em relação ao consórcio do qual sou participante, pela Volkswagen.
Primeiramente, quando assinei o contrato, solicitei ao consultor que definisse a data de vencimento das parcelas para o dia 10 (mensalmente), já que recebo o salário por volta do dia 7 ou 8 de todo mês, para não acarretar na cobrança de juros. Ele concordou. Ou seja, antes desta data, é muito improvável que eu consiga realizar o pagamento e as datas de pagamento das parcelas variam a cada mês (em um mês pode ser no dia 1º e em outro pode cair para o dia 8, por exemplo). Porém, ele não fez isto e, quando ligo na central de atendimento, os atendentes apenas dizem que ele se esqueceu e que não podem fazer nada por mim. O que devo fazer neste caso? Já que, por um erro de um funcionário deles, estou pagando juros e mais juros.
A outra situação é o seguinte: pelo fato de, creio eu que pela crise em que estamos passando, muitos participantes estarem saindo do consórcio, os reajustes dos valores estão sendo constantes no grupo, fazendo com o que o valor da parcela suba e muito. Quando entrei no consórcio (por volta de março ou abril de 2016), o valor era de R$972,00, hoje o valor já está em R$1092,00. Não está dando para manter isto. O que posso fazer?
Responda essa Pergunta
Top Advogados do Mês
Pontuação
Ganhe pontos ao fazer e responder perguntas!
Bom dia, fabiohf7.
Veja bem, antes de qualquer coisa voce precisa analisar o contrato. Se la consta o dia para aquele que voce combinara, voce tem o direito de exigir que isso seja cumprido. Se não for, voce está amparado pelo artigo 35 do código de defesa do consumidor, o qual lhe garante a opção de cancelar o consorcio sem precisar pagar nada. Agora, se isso não estiver expresso no contrato, voce não conseguirá obter essa alteração.
Com relação ao aumento das parcelas, realmente existe um reajuste no valor das prestações, desde que respeitado o contrato. Se ainda assim estiver dentro do previsto no contrato, voce pode pedir uma planilha dos cálculos referentes ao aumento da parcela, e pedir explicações a respeito do aumento. Se não obtiver resposta, voce pode fazer uma reclamação no PROCON de seu município. Caso constate alguma irregularidade, voce poderá entrar com uma ação judicial contra a empresa.