Guarda compartilhada e pensão

dez

5

2016

meu caso é pensão e guarda compartilhada:sou divorciada a quase 5 anos, tenho 4 filhos desse casamento. o pai mora em Brasilia-df e em Recife. fiquei todos esses anos sozinha cuidado unicamente dos meus filhos, 1 com dv 9 deficiente visual do olho esquerdo e estamos fazendo exames pra ve o grau de autismo. a menina tem pelepsia. nunca abandonei meus filhos. sempre busquei o melhor para ambos. o pai paga uma pensão de 12% sobre o salario minimo aos 4. o que tem dv, recebe um beneficio do governo, que custia seus remedios, roupas,consultas medicas, e lazer. esse ano os dois mais velhos foram passar o ano com o pai em BRASIIA .automaticamente foram re tirada as duas pensoes. então fiquei me virando com aluguel, alimentação, roupas ,sapatps, remedios e tudo que duas crianças, necessita. juntando 880,00 mais 500,00 de pensão, vou me virando e tbm fazendo bicos pra poder completar o orçamento da casa. pago 850,00 de aluguel fora agua e luz, e alimentação. a menina que esta comele quer voltar pra Recife pra minha companhia, ja que com o pai ela não esta segura, pois aonde eles moram e um lugar muito perigoso uma favela chamada denocs , aonde o trafico e morte corre solto. meus filhos estão sempre sozinho emcasa, e ele sai com a namorada e passam noites . ele e meus filhos foram ameaçados de morte. estou desesperada… a pergunta é a seguinte. ele me passou um audio dizendo: que jaque assumir um novo relacionamento eu tinha que me virar pra trabalhar ( faço bico). pra sustentar os que aqui estão comigo, pois ele já iria ficar com o mais velho , pois o mesmo nao quer vim pois arrumou uma namorada aos 15 anos. e que ele não fez filho sozinho e eu tenho que ajudar. olha faço tudo por eles, boa casa, conforto, roupas, lazer.. coisas que ele nunca fez, mora dentro de uma favela perigosa e a casa é um nojo. não que ele não possa da um conforto pois ele é micro empresario, tem loja de marcenaria e tem muitos clientes 15 anos. ele pode parar de pagar a pensão dos nossos filhos, porque eu casei? e é direito dele essa guarda compartilhada mesmo meus filhos correndo risco de vida? estou desesperada, meda uma luz. ele quer que eu arque com a despesa da passagem da menina sozinha pra ela vim pra ca. e divida com ele a passagem pros mais novos irem passaras ferias la,. estou
desempregada.

em: Divórcio e Separação Perguntado por: [3 Grey Star Level]
Resposta #1

Olá caro visitante!

Obrigado por utilizar o Advogados Online.

Sinto muito por esse momento que você está passando.

Independente se você se casou novamente ou está namorando, o pai das crianças continua tendo a obrigação de pagar a pensão alimentícia para os filhos. Ele só pode parar de pagar a pensão quando as crianças completarem 18 anos de idade.

O seu casamento não afasta as obrigações legais que ele, PAI, tem!

Portanto, eu aconselho que você procure um advogado ou a Defensoria Pública para garantir os direitos que seus filhos tem de receber a pensão do pai.

Sobre o gasto com passagens, não existe nenhuma lei para tratar disso. Aqui, o que será levado em consideração é a lógica, afinal de contas a criança é filha de ambos, então os dois precisam arcar com as passagens (por exemplo: ele pode pagar as passagens de ida e você, as da volta das crianças).

Sobre o filho que vai ficar com ele, se a criança está na sua guarda, ela deve ficar com você. Caso o pai realmente queira a guarda desse filho, ele ou você deve entrar com processo de mudança de guarda. Caso você não queira, mostre ao juiz que o local onde o pai vive traz sérios riscos para a vida do seu filho.

Outra coisa, se o valor que ele paga de pensão é baixo e não serve para ajudar os filhos, eu aconselho que você entre com processo pedindo que o juiz aumente o valor que ele paga de pensão. Nesse caso, procure um advogado ou a Defensoria Pública da sua cidade.

Esperto ter te ajudado. Caso surjam mais dúvidas, não hesite em nos perguntar.

Answers Respondido por: Dr Felipe Alvarez [Advogado Red Star Level] [1803 Orange Star Level]
Resposta #
Se mesmo com os esclarecimentos acima sobre Guarda compartilhada e pensão, ainda continua em dúvida, favor utilizar o campo de resposta abaixo para questionar melhores explicações, assim terá 90% maior chance de resposta.
Se procura um advogado específico para o caso concreto, recomendo acessar consultoria de escritorios de advocacia.

Responda essa Pergunta

Top Advogados do Mês

Pontuação

Ganhe pontos ao fazer e responder perguntas!

Grey Sta Levelr [1 - 25 Grey Star Level]
Green Star Level [26 - 50 Green Star Level]
Blue Star Level [51 - 500 Blue Star Level]
Orange Star Level [501 - 5000 Orange Star Level]
[Premium]
Red Star Level [Advogado Red Star Level]
Black Star Level Graduado Direito Black Star Level]