Procurar:
Meu pai faleceu e nao sei por onde começao inventario
nov
21
2016
Boa tarde
Meu nome é Valdenir
Morro em Barra do sul / SC
meu pai faleceu e não sei por onde começar a família não sabe se tem testamento pis ele era muito reservado so sabemos que ele tinha alguns bens mas ele tinha colocado em nome de terceiros ,GOSTARIA DE SABERONDE TENHO DE IR PARA FAZER UM INVENTARIO DOS BENS DO MEU PAI .pois minha mãe não tem condições de cuidar destes detalhes.
Agradece se poder me ajudar
Resposta #
Se mesmo com os esclarecimentos acima sobre Meu pai faleceu e nao sei por onde começao inventario, ainda continua em dúvida, favor utilizar o campo de resposta abaixo para questionar melhores explicações, assim terá 90% maior chance de resposta. Se procura um advogado específico para o caso concreto, recomendo acessar consultoria de escritorios de advocacia.
Responda essa Pergunta
Top Advogados do Mês
Pontuação
Ganhe pontos ao fazer e responder perguntas!
[1 - 25 ]
[26 - 50 ]
[51 - 500 ]
[501 - 5000 ]
[Premium]
[Advogado ]
Graduado Direito ]
Olá, Valdenir!
Seja bem vindo ao nosso site “Advogados Online”!
Prezado,
Primeiramente, é necessário checar para analisar se ha um testamento deixado pelo seu pai, o “de cujus”. Caso não haja o testamento, você tem duas formas de processos para optar, pode ser o processo judicial ou o processo extrajudicial.
O processo judicial é feito no Fórum, na comarca da sua cidade e pode demorar anos para concluir, pois é feito toda uma análise familiar, mas deve haver concordância de todos quanto à divisão dos bens e os bens serão divididos em partes iguais para todos que possuem o direito sobre a partilha.
Já no processo extrajudicial é feito no Cartório de registros e Notas, é um processo mais simples e mais rápido, cerca de 02 (dois) meses para concluir e se você fizer antes de 90 (noventa) dias e realizar o pagamento à receita Federal após a taxa expedida, terá descontos. Porém, é necessário que você esteja constituído de um advogado para que organize e analise toda documentação.
Insta salientar que é necessário concordância de todos a designar um inventariante para possuir direito sobre a divisão dos bens e manter o diálogo com todos os herdeiros.
Espero ter elucidado suas dúvidas e, caso ainda persista alguma, não hesite em nos enviar uma mensagem. Abraços e boa resolução!!