Avó materna do meu filho quer levar ele embora com aval da mãe

jun

15

2016

Tenho um filho de 1 ano e 5 meses que mora com a mãe.
Trabalho desde os 13 anos (tenho 22, sou TI de uma empresa), moro com minha mãe (professora) e irmão (analista de sistemas), e recentemente passo por uma situação que gostaria de um auxílio, se possível.
A mãe do meu filho mora com sua mãe e ele, e nenhuma das duas trabalham, vivem da pensão que as duas recebem do pai da mãe do meu filho. E hoje, a mãe da criança me disse que a mãe dela comprou um terreno em um sertão próximo, e que ia levar meu filho para morar com ela, quando ela (mãe da criança) voltasse a trabalhar.
Eu queria saber meus direitos, pois a criança é muito mais bem cuidada quando está na minha casa, ou com a babá. Quero saber se tenho recursos suficientes para pegar a guarda da criança, para dar os meus cuidados, nem que seja com babá durante o dia e comigo a noite. Tendo em vista que com a babá e comigo a criança é muito mais bem cuidada do que somente com a mãe dele e a avó.
Como nosso relacionamento não deu certo, eu posso perceber que ela cria motivos para tentar me afastar, ou dificultar meu contato com a criança, quando eu “não faço o que ela quer”. Mesmo eu cumprindo com minhas responsabilidades e tendo mais condições financeiras para cuidar do nosso filho.
Em resumo é mais ou menos isso, então quero saber o que posso fazer. Se há possibilidade de nossos valores se inverterem e a criança passar a morar comigo e a pensão ficar por conta dela.
Ainda posso dar mais detalhes.
Mas de já, muito obrigado!

em: Divórcio e Separação Perguntado por: [2 Grey Star Level]
Resposta #1

A regra no geral atualmente é a opção pela guarda compartilhada, o que pelo visto não será possível com essa nova realidade que é mudança de município, a guarda quando unilateral, geralmente ficaria com quem melhor demonstre condições para a criação da criança, independente de mãe ou pai, porém geralmente as decisões favoreciam as mulheres, o que hoje já vem mudando e como a mãe de seu filho optou por deixá-lo com a avó materna, nada mais justo do que requerer esta guarda, não esquecendo também que o afastamento que a mãe propicia é conhecido como alienação parental, passível também de destituição da guarda materna, procure um advogado, ou a defensoria pública de seu Município, explique suas razões e motivos pelos quais pretende criar seu filho, tendo em vista busca oferecer o melhor para ele, não é algo de outro mundo um pai assumir a criação de um filho, a justiça hoje está mais atenta a essas questões.

Answers Respondido por: josienerocha [Advogada Red Star Level] [423 Blue Star Level]
Resposta #
Se mesmo com os esclarecimentos acima sobre Avó materna do meu filho quer levar ele embora com aval da mãe, ainda continua em dúvida, favor utilizar o campo de resposta abaixo para questionar melhores explicações, assim terá 90% maior chance de resposta.
Se procura um advogado específico para o caso concreto, recomendo acessar consultoria de escritorios de advocacia.

Responda essa Pergunta

Top Advogados do Mês

Pontuação

Ganhe pontos ao fazer e responder perguntas!

Grey Sta Levelr [1 - 25 Grey Star Level]
Green Star Level [26 - 50 Green Star Level]
Blue Star Level [51 - 500 Blue Star Level]
Orange Star Level [501 - 5000 Orange Star Level]
[Premium]
Red Star Level [Advogado Red Star Level]
Black Star Level Graduado Direito Black Star Level]