Empresa proíbe funcionário de ir no rh

abr

11

2016

Olá, gostaria de saber se é normal a empresa proibir o funcionário de ir até o rh? Onde trabalho somos proibidos até mesmo de entrar na cozinha. Qualquer assunto deve ser tratado com a supervisão, eu até poderia concordar se a supervisão resolvesse, porém muito pelo contrário, a supervisão mostra pouco interesse. Tenho assuntos pendentes, como por exemplo, estou há cinco meses e quando entrei solicitei o convênio, porém até hoje não recebi a carteirinha nem o número, meu salário já atrasou várias vezes, e mesmo mediante a essas informações sou proibida de ir no rh. O que fazer?

em: Trabalhista Perguntado por: [2 Grey Star Level]
Resposta #1

Boa tarde, então, o ideal seria que você falasse com o seu supervisor, até porque essa seria a sua função, passar os problemas dos funcionários para o empregador. Porém pelo o que você informou a empresa é bem ‘rígida’ proibindo até de ir à cozinha? Em um dia que você esqueceu o seu VR e quiser levar sua comida, você faz a refeição onde? Enfim! Uma possibilidade seria você ir no Sindicato da sua categoria e passar todos esses problemas que esta ocorrendo com você. Outra hipótese seria você pedir a “justa causa” do empregador na Justiça do Trabalho. O que seria isso: você entraria com uma ação de rescisão indireta do contrato de trabalho. Ou seja, você vai entrar com essa ação informando que esta inviável o vínculo de emprego. O funcionário [que ganha a ação] tem direito a todos os benefícios (aviso prévio, férias vencidas e proporcionais com acréscimo de 1/3, 13º salário vencido e proporcional, saldo de salário (remuneração relativa ao número de dias que o empregado efetivamente trabalhou no mês da rescisão), indenização de 40% sobre o FGTS, guias para recebimento do fundo de garantia e dos valores referentes à rescisão e seguro desemprego) como se tivesse sido demitido sem justa causa, além de, em alguns casos, receber indenizações por danos morais. Para a sua informação também, a razão que mais motiva a rescisão indireta é o empregador não cumprir as obrigações do contrato, como atrasar ou não pagar os salários, não computar as horas extras trabalhadas, não pagar adicional insalubridade ou de periculosidade nem as férias ou, ainda, fazer descontos indevidos no salário. Porém existe dois detalhes importantes: Primeiro que, tem que entrar com uma ação trabalhista e; segundo, o ato praticado pelo empregador deve ser grave e abalar a confiança do empregado, tornando “insuportável” a relação, ou seja, hoje (abril de 2016) você entende que a relação esta insuportável, que seu patrão volta e meia atrasa seus pagamentos, porém você deixa isso para lá, então passa meses ou até anos, seu patrão esquece de exercer um de seus deveres, então você resolve entrar com uma rescisão por algo que aconteceu em abril/2016 e estamos em 2018 por exemplo. Não pode! Caso você não entre com a ação logo no “momento” haverá o chamado perdão tácito, ou seja, perdão à falta cometida pelo empregador.

Answers Respondido por: claudianahan [26 Green Star Level]
Resposta #
Se mesmo com os esclarecimentos acima sobre Empresa proíbe funcionário de ir no rh, ainda continua em dúvida, favor utilizar o campo de resposta abaixo para questionar melhores explicações, assim terá 90% maior chance de resposta.
Se procura um advogado específico para o caso concreto, recomendo acessar consultoria de escritorios de advocacia.

Responda essa Pergunta

Top Advogados do Mês

Pontuação

Ganhe pontos ao fazer e responder perguntas!

Grey Sta Levelr [1 - 25 Grey Star Level]
Green Star Level [26 - 50 Green Star Level]
Blue Star Level [51 - 500 Blue Star Level]
Orange Star Level [501 - 5000 Orange Star Level]
[Premium]
Red Star Level [Advogado Red Star Level]
Black Star Level Graduado Direito Black Star Level]