Procurar:
Constrangimento psicológico no trabalho.
mar
5
2016
Bom dia,
Fiquei 10 dias de repouso orientado por um psiquiatra, diagnosticado com depressão, minhas perguntas são:
1. Quando retornei ao trabalho sofro ” brincadeirinhas” ofensivas sobre a minha pessoa, partindo de funcionários de diversos setores, sendo quem teve conhecimento do CID do meu atestado foram o R.H., o Gerente e o meu respectivo Chefe , na qual expor a todas a minha doença psicológica, na qual sofro “brincadeirinhas” ofensivas, nas quais expõem minha família, o meu lado pessoal e a minha idoneidade, isso não seria um total constrangimento a mim e minha família.
2. Sou obrigado a fornecer o CID, visto o abusado que sofro, como citado na dúvida acima.
Obrigado, fico no aguardo de esclarecimento.
Atenciosamente Bufoni Dias
Responda essa Pergunta
Top Advogados do Mês
Pontuação
Ganhe pontos ao fazer e responder perguntas!
Boa dia, sem dúvida alguma seus chefes e colegas de trabalho não poderiam fazer isso com você.
“A depressão é um distúrbio neuropsicológico que abrange o organismo como um todo, afetando o físico, o humor, o pensamento e até a forma como a pessoa vê e sente o mundo ao seu redor”. A principal característica é o sentimento de desencanto pela vida que esse distúrbio provoca na pessoa. “É como se a vida perdesse a cor”
A repeito da obrigatoriedade da apresentação do CID, a empresa não poderá obrigar o médico a colocar o diagnóstico ou o CID nos atestados, sem autorização do paciente, podendo o médico incorrer em violação de segredo profissional (artigo 154 do Código Penal):
“Revelar alguém, sem justa causa, segredo, de que tem ciência em razão de função, ministério, ofício ou profissão, e cuja revelação possa produzir dano a outrem. Pena: detenção de 3 (três) meses a 1 (um) ano ou multa.”
Sendo assim, sugiro que procure um advogado para tomar as medidas necessárias, em caso de dúvidas estamos a disposição.
[email protected]